Ler para crescer: Feliz Aniversário, Lua

Tenho em casa duas devoradorinhas de livro. Mariana, por exemplo, não conhece letra alguma do ABC, mas passa horas folheando livros e contando histórias prá si mesma. A Melissa, em processo de alfabetização, ainda não lê sozinha, mas sempre pede que eu a ajude e curte demais escutar capítulos seguidos de livros extensos como Alice no País das Maravilhas ou Pipi Meialonga. Leitura é  um momento super prazeiroso aqui em casa… pois é!

E é na maior cara de pau que eu roubo o título e a categoria deste post lá do blog da Mi Müller. Ela deixou, tá gente? É que coisa boa a gente imita mesmo e literatura infantil é um assunto que sempre vale ser comentado. Hoje falo de um livro que a Mel trouxe da escola ano passado e virou queridinho das meninas logo na primeira leitura. Foi lido e relido uma dezena de vezes durante o fim de semana  (claro que eu comprei um exemplar para deixar na nossa prateleira depois que o da escola foi devolvido).

Feliz Aniversário, Lua – de Frank Asch, 1982. Global Editora.

É uma história que fala sobre amizade. Uma noite o ursinho olha para o céu, pensa como seria legal dar um presente de aniversário para a lua e tenta descobrir o que a lua gostaria de ganhar. Mas a lua não responde de imediato. Então o ursinho embarca em uma jornada atravessando rios,  andando pela floresta e escalando montanhas para ficar mais próximo dela. Taí um ensinamento simples, mas de grande valia: a amizade precisa de dedicação e, algumas vezes, requer algum esforço.

Lá em cima das montanhas, bem “pertinho” da lua, o ursinho chama e ela responde. Na verdade , o que o ursinho escuta é o eco de sua própria voz. Ele pergunta: “Quando é o seu aniversário?” e a lua lhe faz a mesma pergunta. “Ora, por acaso meu aniversário é amanhã!“, diz o urso. E que divertido quando  ele descobre que, por acaso, o aniversário da lua também é amanhã! O urso, então, quer saber que presente a lua deseja e, obviamente, a mesma pergunta lhe é feita, ao que ele responde: “Eu quero um chapéu“, exatamente o mesmo desejo da lua.

A partir daí acontecem altas confusões para que o urso e a lua consigam trocar seus presentes. E não é que conseguem? Na noite do seu aniversário, o ursinho coloca o chapéu no galho de uma árvore para que a lua pudesse encontrá-lo. Mas durante a noite, enquanto ele dorme, o chapéu cai da árvore. Na manhã seguinte, ao encontrar o chapéu no chão, o ursinho pensa que a lua também lhe dera um chapéu. Fofo demais, não?

Só que um vento sopra muito forte e leva o chapéu embora. Então o ursinho retorna ao topo das montanhas prá falar com a lua e confessar que perdera o presente. Lá ele descobre que a lua também perdera o lindo chapéu que o ursinho deu. E é claro que eles perdoam um ao outro, como amigos de verdade que se desentendem, mas voltam a se entender: “Não faz mal. Mesmo assim eu ainda gosto de você“, diz o ursinho e, em seguida, diz a lua.

E é assim uma das histórias preferidas da hora de dormir aqui de casa. Acho que eu não sei fazer resenha, mas espero que gostem do livro. Além da amizade, podemos abordar vários outros assuntos, como aniversário, dar e receber presentes, o eco, a floresta, as montanhas, a lua… etc, sem falar das ilustrações que são simples, mas de encher os olhos.

Faixa etária: 2 a 5 anos.

Entrou por uma porta, saiu por outra e quem quiser que conte outra!

About Ana Paula

Later
This entry was posted in ler para crescer, livros. Bookmark the permalink.

17 Responses to Ler para crescer: Feliz Aniversário, Lua

  1. Mi Müller says:

    Ai que lindo Aninha… Esse nós nunca lemos, mas já está anotado aqui. Fiquei lisonjeada que tu fez um Ler para crescer aqui, literatura é mesmo para ser compartilhada. Vai ser muito bom ver o que tu e as pequenas curtem por ai :D
    constelação de estrelinhas coloridas para vocês…

  2. Pingback: Lumos « { Bibliophile }

  3. Tetê says:

    Oi Aninha!!! Que delícia que vc voltou com o blog. Tb estou tentando voltar rsrsrs
    Amei a história e vou comprar pro João. Deve ser realmente uma linda história. E vai nos dando dicas tá porque aqui em casa tenho um rapazinho devorador de livros tb rsrsrs
    Beijo grande e ótima semana

    • Ana Paula says:

      Oi, Tetê! O comment apareceu no blog, sim. É que estou usando moderação de comentários. Então! Esse livro tem a linguagem bem simples (embora a história pareça complexa). Acho que já não entra na faixa etária do João, mas dá uma olhadinha na livraria, pq é apaixonante.

  4. Ana says:

    Ah, como assim? Você começa um blog e não conta pra gente!!! Magoei! :(

    Brincadeira, Ana, que coisa gostosa!!! ADOREI teu blog! Vou assinar no reader JÁ!

    Aqui em casa tenho duas leitoras também. Adorei tua indicação do livro! bjs!

    • Ana Paula says:

      Oi, Ana! Que bom que gostou! Eu fico até com vergonha de divulgar pq, né? Escrevo meio que aos trancos e barrancos. Mas tú és sempre bem vinda. Bem lembrado sobre o reader, até hoje não tenho assinatura do Colorida Vida :) Vou assinar também.

      Beijos.

  5. Carol Avon says:

    Aiiii… Que fofo!!!!!!! Adorei o blog e a dica do livro! Ta anotado aqui também, meus pequenos amam “ler”.
    Beijooooooooooo

    • Ana Paula says:

      Oi, Carol!
      Obrigada pela visita! Que idade tem os teus? Essa fase em que eles “lêem” as ilustrações é um barato!
      Um beijo.

      • Carol says:

        Então, Ana.. Eles têm 4 e 2 anos. Amam ler!!! Arthur (o de 4) fica contando as histórias pra Julia.. Acho muito legal!!!!!!

        Beijãoooo

  6. Carina says:

    Adorei a dica, Aninha. Não conheço esse livrinho, vou anotar ;)
    Aqui o que faz sucesso, é a coleção Lelé da Cuca.

    (To adorando vc blogueira, viu!)

  7. femarini says:

    Não existe nada mais gostoso do que ver os pequenos com livros e se divertindo com isso… aqui em casa, livros espalhados pela casa são ‘regra’ desde sempre! Espalhados mesmo… nada de livro na estante! Tem livro em todos os lugares… isso aguça a curiosidade! Eu amo ler! Sou completamente viciada!
    Adorei as dicas! ;)

    • Ana Paula says:

      Livro espalhado pela casa é tudo de bom (acho que dá prá usar na decoração também, né?)! Eu seleciono alguns que pode espalhar, outros que não pode ainda… pq a Marianinha é muito pequena e detona os livros. Sabe que não ligo prá brinquedo quebrado? Mas me corta o coração ver livro estragado.

  8. Priscila Panzoni says:

    não conheço esse livro, anotada a dica
    amei

  9. mahzinha says:

    Ame-ei que tenha mais uma mãe-blogueira falando de livros, preciso começar a fazer isso! Adorei a indicação vou procurar!
    E tu sabe SIM fazer resenha, ficou show.
    Smacks

    • Ana Paula says:

      Ah, mas que bom que tú gostou! Com a indicação no blog da Mí e um elogio teu, fico #missintindo. Faz as resenhas lá no Mahmind também, vai, eu vou adorar. :)

  10. Luana says:

    Lia muito este livro, fa z parte da minha infância……….amo muitoooooooo.

  11. Raira Moraes says:

    Oiii
    Primeira vez no blog…
    Qunado me lembro de leitura na minha epoca de criança, logo lembro da minha mãe,ja que era ela quem escolhia e “deixava ” os livros na estante, como se sempre tivessemm estaado ali
    Achei ele por acaso, quando tentava me lembrar o nome de um livrinho que fez parte da minha infância era jsutamente esse do ursinho, como eu adorava qunado ele colocava o chapéu na arvore^^
    Aproveito pra deixar uma sugestão de outros 2 dos quais eu nunca desgrudava :
    A casa Sonolenta
    O rei bigodeira e sua banheira
    Ambos do Audrey Wood…
    Amava esses dois

    Beijo

    Raira

Leave a Reply

