Tangram

Dia desses, lá na Praça da Ciência, as meninas participaram de uma oficina de Tangram, um jogo Chinês antigo. Consiste em dividir um quadrado de papel em sete partes: um quadrado, um paralelogramo e cinco triângulos isósceles (dois grandes, um médio e dois pequenos), conforme o gráfico ao lado.

A regra do jogo é simples: você precisa utilizar todas as peças, sem sobrepô-las para reproduzir figuras previamente estabelecidas. Um quebra-cabeça bem divertido, mas não tão fácil como parece!

A ilustração abaixo mostra alguns exemplos de formas que podem ser construídas utilizando o Tangram (o gatinho é o meu preferido). De acordo com este artigo que encontrei na internet,  com as 7 figuras geométricas do Tangram é possível montar mais de 1700 imagens. Algumas figuras são tão expressivas que parecem ter vida!

Também conseguimos representar um mesmo animal, por exemplo, em várias posições diferentes e, com isso, usar o Tangram para ilustrar histórias. Olha que legal!

O intuito da oficina, lá na Praça da Ciência, era apresentar as figuras geométricas para as crianças menores. Com as crianças maiores a matemática foi trabalhada desde a construção das peças (os desenhos das linhas e formas, a relação entre lados e ângulos, retas, etc…).

As gurias se apaixonaram, trouxeram o tangram delas prá casa, enfeitaram, penduraram no guarda-roupa. E eu achei um jogo infantil excelente, pois requer bastante imaginação e criatividade.

No fim desta semana as meninas ficarão sem aula e eu quero aproveitar prá fazer Tangram com elas.Vou tentar fotografar a atividade. Se vocês procurarem na internet, vão achar muitas figuras legais, também chamadas soluções, para montar com as 7 peças. Ajude seu filho a colar as pecinhas em uma folha e deixe ele enfeitar a vontade!

About Ana Paula

Later
This entry was posted in 101 coisas, vamos brincar?. Bookmark the permalink.

15 Responses to Tangram

  1. Lívia says:

    Nossa, eu tive um Tangram e nem sabia que era!! Eu amava montar meu quadradão e adorava ver as pessoas quebrando a cabeça pra tentar montar o quadrado, normalmente sem sucesso!
    Amei as idéias pra usar o Tangram, Aninha!

    • Ana Paula says:

      Ah, que bacana, tinhas um de madeira? Taí um ótimo brinquedo. Esse de papel também é legal prá fazer as “obras de arte” que as crianças gostam tanto. Beijos!

  2. Dani Alencar says:

    Simplesmente adoro Tangram, eu brincava com um quando era pequena. Já fiz até um teste uma vez e descobri que sou do tipo que gosta de exercícios que desafiem minha mente, acredito que por isso o Tangram me interessou tanto… preciso providenciar um pra Nô, acho que ela vai gostar e pode ser que melhore a concentração dela né?

    • Ana Paula says:

      Enquanto vc não compra, vai fazendo de papel, Dani. É bem divertido, fora que criança ama recortar e colar.🙂 Trabalha mesmo a concentração e a percepção.

  3. Mi Müller says:

    Ah Aninha que saudade de tu…😉

    Eu e o #guri amamos tangran, brincamos direto. Tempos atrás não achava o de madeira e fiz de E.V.A. e ficou bem legal também, dura mais do que de papel😀

    estrelinhas coloridas…

    • Ana Paula says:

      Que máximo fazer de EVA prá brincar várias vezes. Só que as minhas meninas gastam um tubo de cola bastão POR SEMANA, kkk, de tanto que amam recortar e colar, então prá elas Tangram de papel é a glória (ainda mais que dá prá desenhar carinhas e cenários depois).

      Miss U!

  4. Flaviana says:

    Uma brincadeira divertida e estimulante.
    Adorei seu blog. Parabéns!
    beijos

  5. Carina says:

    Poxa!!! Que legal!
    Eu não sabia que era Tangram o nome. Muito legal!

    Beijão!

  6. Lizandra says:

    Ana minha linda, que legal que encontrei teu blog, saudades de você. e suas princesas estão ainda mais lindas. Arthur adora Tangram, outro dia veio de tarefa de casa e ele deixou todo muito louco aqui, pois a toda hora queria montar um diferente. voltarei sempre por aqui. beijos

  7. Daniela says:

    Ahnnn isso é tão legal! Eu me lembro que num livro de artes da escola tinha um desses pra cortar e montar. Super criativo. Dia desses vou arrumar um pro Lucas.
    Beijos!

  8. Ana says:

    Eu brincava disso quando era criança!!! Que idéia genial, Ana!🙂 Adorei! Vou tentar fazer aqui em casa.

Leave a Reply

