Festa infantil express – como planejar

Como tem bastante gente perguntando sobre a organização da festa da Melissa e eu ando enrolada para responder e-mails e comentários do blog, aqui vai um pequeno roteiro de como produzir uma festinha simples e bonita, com bastante traquilidade.

Duas semanas antes: defina o tema, o local, o dia e a hora da festa. Prepare o cardápio levando em consideração o número de convidados e a facilidade do preparo. Escolha as lembrancinhas, faça os convites e, se for o caso, anexe um mapa para facilitar a chegada.

4 dias antes: faça a lista dos materiais de decoração e de serviço necessários, tais como: toalha, copos, bandejas, guardanapos, enfeites. Prepare as lembrancinhas. Limpe a geladeira pensando no espaço extra que você vai precisar.

3 dias antes: leia atentamente as receitas escolhidas, calcule a quantidade de ingredientes de acordo com a previsão básica por convidado: 4 salgadinhos, 3 sanduíches, 4 a 5 docinhos, 100g de bolo, 400ml de refri. Para convidados adultos, se necessário, 1 garrafa de vinho para 3 pessoas e 1 garrafa de cerveja por pessoa.

Na véspera: coloque as bebidas para gelar e prepare as receitas que serão servidas geladas. Faça o bolo e mantenha-o na geladeira, sem a cobertura. Providencie o som, mesas e cadeiras. Uma mesa de apoio para as bebidas, talheres, copos e guardanapos é muito útil. E sacos de lixo para recolher materiais descartáveis – e recicláveis!

No dia da festa: Algumas horas antes de festa, peça para duas ou três pessoas encher os balões. Enquanto isso, arrume a mesa. Decore o bolo, recheie os sanduíches, finalize os pratos e encarregue alguém para tomar conta das crianças enquanto você toma um banho relaxante.

Durante a festa: arrume os pratos nos dois lados da mesa, de forma que todos tenham acesso aos petiscos, e cuide para que as travessas sejam prontamente substituídas. Dê especial atenção aos salgadinhos que devem ser servidos quentes e não deixe de recolher pratinhos, talheres, copos e garrafas que fatalmente serão largados em qualquer lugar.

Este é um cronograma que veio numa revista Nestlé e Você, que eu uso sempre. Uso tanto que não sei dizer aqui qual é a edição, pois a capa já se desprendeu. É antiga, de 2004 ou 2005.

Abaixo estão listadas algumas receitas que cumpunham o cardápio do aniversário da Mel:

Cupcake de chocolate: usei esta receita do blog da Dani, apenas diminuindo o tempo do forno, já que os bolinhos são pequenos.
Brigadeiro: receita básica com leite moça, duas colheres de chocolate em pó, do frade, duas colheres de margarina, levando ao fogo baixo até desprender do fundo da panela.
Docinho de amendoim: receita neste post aqui.
Sanduiches: pão integral e patê de sardinha. Pega uma lata de sardinha, escorre o óleo e amassa as sardinhas com um garfo. Mistura maionese e acrescenta azeitona picadinha. Fica muito gostoso.

É isso: um pouquinho de planejamento e stress praticamente zero. Espero ter abordado todas as perguntas que vocês fizeram🙂 Até a próxima!

About Ana Paula

Later
This entry was posted in festas. Bookmark the permalink.

14 Responses to Festa infantil express – como planejar

  1. Marta says:

    Super útil essa tua listinha!! Vou apontar tudinho!
    Obrigada pelas dicas!

  2. Amei as dicas!!!

    Obrigada

    bjs

  3. Mi Müller says:

    Báh que organização Aninha, mas assim é muito melhor mesmo. Olha só e como tu prendeu a chita na parede para ficar tão certinha?

    estrelinhas coloridas…

    • Ana Paula says:

      Ha, sabia que tinha pulado um assunto. Eu dei sorte que ali no salão de festas haviam dois ganchos da parede, então passei um barbante e pendurei a chita como se estivesse no varal. Ficou ótimo.

      Nesta organização vc começa a ter um pouquinho de trabalho 4 dias antes de festa, o grosso mesmo é na véspera – gosto muito deste esquema.

  4. Daniela says:

    Super organizada! Quer dizer que a receita do bolo funciona como cupcakes? Que show, eu não sabia! Ótima dica!
    Beijos…

    • Ana Paula says:

      Sim, ficou uma fofuuura como cupcake! A massa rendeu uns 50 e poucos cupcakes (do tamanho mini – que a gente come com duas mordidas). E o tempo no forno é rápido, 13 a 15 minutos. Ficou bem fofo, macio e aerado. Fez sucesso a receita do Lucas.🙂

  5. Keka says:

    Ótimas dicas Aninha, adorei, você é super organizada e prendada e ainda arruma um tempinho para dividir conosco! Vou até favoritar esta página, certamente precisarei disso hehe

  6. fepacheco says:

    arrasou no post!!
    Bjs

  7. femarini says:

    Aninha, eu adoro de paixão as revistas da Nestlé! Tinha todas, desde a primeira edição! hahaha filhos já usaram para recortar, capas foram perdidas… então separei em um ‘fichário’ tudo o que achei interessante e recortei as receitas. Eu recorto a foto e copio a receita no meu caderno.
    Dicas mega espertas e super úteis!
    bjks

    • Ana Paula says:

      As minhas Nestlé e Você e as Receita Minuto têm uma prateleira garantida na minha cozinha, juntinho do caderninho de receitas e outros livros de culinária. Adorei essa idéia de recortar a foto e copiar a receita com a sua letra e que organização com os fichários! Um dia eu chego lá!🙂 Beijos!

  8. Ana says:

    Eu me enrolaria toda preparando isso tudo em 2 semanas só! Aqui tem que ter mais tempo… hehehhehe… mas adorei teu esquema. Não tem erro!🙂

    • Ana Paula says:

      Ana, eu sufoco ao pensar em planejar festa de aniversário meses antes do dia, sabia? Não sei que sentimento é esse. Ansiedade, talvez!

  9. Festa “express” hehehe, adorei. Nossa Ana, que dicas valiosas.
    Até eu, que nem tenho filhos fiquei lendo atentamente hahahaha.

  10. Dani Alencar says:

    Você é mesmo demais da conta!! Desde que vi as fotos do niver da Mel que fiquei louca pra fazer o da Nô, mesmo que simplesinho em casa. Amei essa postagem. Nunca fiz antes.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s